Renovo se associa à aceleradora social Glocal

Com o intuito de ajudar as organizações sociais evangélicas a ganhar musculatura e estruturar suas ações e projetos para captar recursos humanos e financeiros, o Instituto Renovo se associou à aceleradora social Glocal. Na entrevista a seguir, Cilas Gavioli, diretor geral do Renovo e grande referência em ações sociais no contexto evangélico brasileiro, explica o que é o Renovo e como ele pretende alavancar as organizações sociais da Região Metropolitana de Campinas, contribuindo para espalhar as boas novas do Reino de DEUS ao promover a dignidade humana.

O que é o Renovo e como ele surgiu?

A Associação Instituto Renovo é uma instituição que nasceu há 15 anos na Igreja Presbiteriana Chácara Primavera inspirado na ONG Hope for New York, do pastor presbiteriano Tim Keller. Esta primeira versão do Renovo deixou de existir há 12 anos.  Então, há dois anos, vi a necessidade de ressuscitar o Instituto Renovo e me comprometi diante do Conselho da Chácara de ser o guardião desta missão, de ser um guarda-chuva, uma holding, uma proteção para as demais organizações sociais evangélicas em Campinas. Inclusive, dando um selo que determinada ONG é uma organização social evangélica dentro dos requisitos estabelecidos, chancelando que vale a pena investir com recursos humanos ou financeiramente.

Qual é o objetivo do Renovo?

Fomentar e cooperar na estruturação de novas organizações e ações capacitando-as para atuarem no 3º setor com o conceito de Reino de Deus. O Renovo tem um foco bem específico: são organizações da sociedade civil, movimentos de ação social, que têm como base o Evangelho. A gente crê que não basta só fazer ações filantrópicas, elas têm que ter o Evangelho como forma de transformação da realidade, as boas novas do amor de Jesus.

Quantas organizações sociais evangélicas existem na região metropolitana de Campinas?

Eu calculo que haja cerca de 40 organizações evangélicas, a maioria com estatuto e organizada e algumas em processo de estruturação.

Quantas organizações o Renovo tem debaixo de seu guarda-chuva?

Temos 18 organizações. Com três temos parceria financeira, com seis temos parceria de aceleração, via Glocal, uma aceleradora de projetos sociais que fica em São Paulo. É uma instituição da Igreja Presbiteriana da Vila, uma filha da Chácara Primavera, que tem por objetivo promover a aceleração de projetos sociais. São 4 horas de conteúdo por semana, incluindo tarefas, exercícios (dinâmica) e uma hora de mentoria. 

Como surgiu a ideia de incorporar a aceleração no portfólio de iniciativas  do Renovo?

Em São Paulo, Juliana Gouveia, diretora da Global, apresenta os projetos apoiados pelo aceleradora

A ideia surgiu ao pensar que a missão do Renovo é capacitar as demais organizações sociais. Numa palestra que César Bertini, investidor de startups, ministrou para a equipe ministerial da Chácara Primavera há um ano, ele comentou sobre a Juliana Gouveia, diretora executiva da Glocal Aceleradora. Nós pensamos que para passar este processo para outras organizações, primeiro precisaríamos conhece-lo. Nós, Renovo, passamos pelo processo de aceleração de projetos no segundo semestre de 2023 e agora somos um polo de aceleração para a região metropolitana de Campinas. 

Qual é o objetivo da aceleração?

É ajudar as organizações a estruturar os projetos para apresentá-los a grandes empresas que podem se interessar em financiá-los. Hoje muitos projetos precisam ser aprimorados para encontrar  mantenedores e ter sustentabilidade. Outro objetivo, igualmente importante, é que as entidades adquiram maior clareza, gestão e relevância, desta forma maior impacto em suas iniciativas.

Quais foram as entidades selecionadas para o primeiro ciclo de aceleração?

Associação Beneficente Direito de Ser, Centro de Treinamento Integral Moriah, Gerando Vidas, ONG Projeto Berith, Projeto Aquarela e Rever Cidadania.

Quando estas instituições apresentarão seus projetos?

Iniciamos a aceleração no final de fevereiro e, no dia 25 de junho, teremos a “Noite do Lançamento”, evento de celebração no qual haverá também um Pitch das seis associações que irão apresentar em 3 a 5 minutos seus projetos. Nós vamos convidar empresários, igrejas, jornalistas e demais interessados para prestigiarem o lançamento.

Como o Renovo pretende conseguir fundos para alavancar estas iniciativas?

Em relação a angariar recursos financeiros, ao ajudarmos as organizações a se tornarem mais profissionais no que fazem, elas podem conseguir melhores parcerias. Hoje, temos uma parceria anual com a Igreja Presbiteriana Chácara Primavera e pretendemos chegar em outras igrejas grandes, que não têm projetos sociais, e convidá-las a apadrinhar um projeto. Estamos preparando um captador de recursos para ir até as empresas apresentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Para isso, precisamos ter captadores de recursos treinados e projetos que tenham uma clareza de impacto social no bairro, na cidade. Nosso planejamento estratégico contempla dois encontros de capacitação com oficinas de especialistas, que vão trabalhar esta ideia do Reino de Deus, do impacto social através dessas ferramentas e das leis do 3º setor.

Qual é o papel do Renovo na mobilização de voluntários?

Estamos com um projeto com o Transforma Brasil, uma plataforma da ONG Rede Muda Mundo, para mobilizar voluntários de maneira inteligente e encaminhá-los para as organizações sociais. Vamos retomar isso no segundo semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *