Projeto apoiado pelo Instituto Renovo leva geração de renda e novos horizontes no Parque Shalom III entre Campinas e Hortolândia

A jovem Karina começando uma nova etapa em sua jornada – FOTO: Karina Brandão
O dia já raiou quando chego à porta de um projeto. Sexta feira, manhã ensolarada. Mulheres conversam em um animado grupo, crianças brincam dentro do vasto espaço da ONG Instituto Trilho Certo, estabelecida em um território na divisa entre Campinas e Hortolândia.
Equipe e voluntários interagem ao lado de uma horta orgânica e da entrada principal do galpão principal, onde anteriormente era uma igreja evangélica e agora acomoda encontros diversos e iniciativas transformacionais.
Todos se juntam para uma reunião com o poder público para divulgação dos programas sociais e a distribuição de alimentos frescos e saudáveis para as famílias cadastradas do entorno. Depois, um grupo de doze mulheres da região seguem para as aulas da Oficina de Costura Criativa, tecendo ponto a ponto novos horizontes de vida.
Retalhos da desigualdade urbana na região metropolitana de Campinas
O projeto se desenrola em uma área de muita vulnerabilidade social, assim como outras áreas que requerem atenção na região metropolitana de Campinas, caracterizadas por profundas desigualdades.
Nas proximidades do presídio Ataliba Nogueira, a população enfrenta a realidade de um tecido social desgastado pelo desemprego e crises sociais, destacando-se, sobretudo, as famílias que estão sob o véu e o peso do encarceramento masculino.
Muitas delas localizadas à beira da linha férrea numa concentração de barracos improvisados de madeirite, apontado como área de risco, segundo o estudo socioterritorial de Campinas (1). Neste sentido, é rotineiro mulheres, esposas e mães de homens presos, estruturarem seu cotidiano de visitas ao redor da penitenciária. Os filhos participam dos desdobramentos das experiências de vida tecidas no universo da crise, que atravessam gerações neste território.
Assim como o costureiro seleciona seus tecidos, seria possível as mulheres da região encontrarem um novo fio da meada dotado de um novo fiar de esperança e novas possibilidades?

O sorriso e o olhar refletem a alegria e a esperança de novas costuras na vida – FOTO: Karina Brandão
Capacidade criativa que tece a trama de uma nova realidades tangíveis
Fundado pela voluntária Aparecida Takeuti, em 2023, o projeto Oficina de Costura Criativa, é uma ponte entre profissionais, comunidades de fé, voluntárias e mulheres da região. A primeira versão do projeto aconteceu em outra ONG, o Instituto Moriah. O empreendimento social agora em sua segunda edição, já exibe os primeiros frutos, com a participação de voluntárias que dominaram a arte na oficina inaugural, realizada no segundo semestre de 2023. Essas voluntárias, munidas do conhecimento adquirido, já empreendem na criação pessoal de peças de costura e itens cotidianos, como guardanapos, bate-mão, bolsas, necessaires e similares, visando a geração de renda própria. Duas delas, Luciana e Cláudia foram além: e se transformaram em professoras voluntárias da oficina de costura.
Um dos desafios na região é recosturar a autonomia das mulheres para garantir autonomia, desenvolvimento pessoal e profissional, a fim de proporcionar capacitação e superar as adversidades e crises impostas pelo contexto.
O espaço descontraído das oficinas também é uma plataforma para criação de vínculos, formação de novas redes de relacionamento, ajuda mútua e sinergia. Ponto a ponto, novas histórias são escritas, bordadas e vividas, dentro das diversas vivências proporcionadas pelo criativo empreendimento. O projeto também incentiva as mulheres a participar de feiras para exposição e venda das peças.

A idealizadora do projeto, Aparecida Takeuti e a voluntária Marlene Simarelli junto às produções das oficinas
Faça Parte da transformação
Convidamos você a se tecer na trama de transformação do Instituto Renovo e do projeto de construção do bem comum na cidade!
Seu apoio pode ser o fio que fortalece nossa missão.
Para ser parceiro nesta jornada de renovação e esperança, entre em contato.
Juntos, podemos continuar a costurar um futuro de esperança para a região metropolitana de Campinas.

Grupo presente na palestra e posterior apresentação dos projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social – FOTO: Karina Brandão
Por Livan Chiroma – Gestor Executivo do Instituto Renovo
Referência
1 – ESTUDO SOCIOTERRITORIAL BASE PARA O PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PERÍODO 2022-2025, Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.